O eco da motosserra!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O eco da motosserra!

Mensagem  D. K. em 29.09.11 18:07

Nem é preciso comentar: o texto já diz tudo!

O ruído da motosserra que está ligada no Congresso definitivamente já cruzou o oceano. Nesta quinta-feira, a União Europeia soltou a primeira versão de uma resolução com recomendações à Rio +20, o mais importante evento climático do mundo que acontece daqui a oito meses. Nas 16 páginas do documento, há uma seção só dedicada a florestas. E nela, o projeto de lei que pode derrubar o Código Florestal é citado: se for aprovado, diz o texto, vai aumentar o desmatamento e anular os esforços mundiais para frear as mudanças climáticas.

Aprovada por maioria no parlamento europeu, com 449 votos a favor e 103 contra, a resolução também traz à tona os assassinatos de lideranças comunitárias na Amazônia. O texto sugere que o Brasil, “a nação sede” do encontro, adote compromissos claros de proteção à floresta e aos povos que nela – e dela – vivem. E ainda ressalta a importância de haver um esforço mundial para que até 2020 os índices de desmatamento nas florestas beire o zero.

Se depender do Congresso brasileiro, essa meta talvez esteja longe de ser alcançada. Mesmo sob uma chuva de críticas, a bancada ruralista continua empurrando para a aprovação forçada um projeto de lei que abre brechas para mais devastação nas florestas. O Greenpeace está rodando as capitais do país para alertar a população.
Fonte:
GreenBlog, 29/9/2011.
cheers

_________________
Seja íntegro: não faça as coisas pela metade. Não preserve apenas o meio ambiente, preserve todo ele!
Seja livre: use Linux Mageia! Veja mais em Mageia Brasil
avatar
D. K.
Moderador
Moderador

Mensagens : 571
Data de inscrição : 24/10/2010
Idade : 63
Localização : Espírito Santo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O eco da motosserra!

Mensagem  D. K. em 29.09.11 18:12

Aliás, ainda dentro deste tópico, passeando pelo bloque do Greenpeace, achei isso:
O QUE SE PERDE COM A LEI RURALISTA

A Amazônia está longe de ser conhecida. E, se não for manejada corretamente, seus segredos serão perdidos para sempre.

Mais do que um chavão, as frases acima retratam uma realidade: ontem, a Globo News mostrou, em uma reportagem, uma substância descoberta na Amazônia que pode ajudar a curar o câncer. E não apenas um tipo, mas seis tipos de câncer, comprovadamente. E o número pode aumentar (veja aqui).

"A Amazônia está gritando para ser descoberta", disse na televisão Imar Araújo, gerente do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), onde a substância é estudada.

Apesar disso, a discussão sobre uma reforma no Código Florestal que abre espaço para mais desmatamento continua solta no Congresso. A ciência foi alijada do debate e, agora, os interesses em ligar a motosserra e destruir a floresta - e, com ela, seus segredos - tomam conta do processo.

A simples vontade de reformar a lei ambiental e a esperança de anistia dos criminosos ambientais já é sentida no campo. Dois estudos, do Ipea e da UnB, apontam que, se aprovada, a nova lei estimulará a derrubada de milhões de hecatres de floresta.

Há diversos indicativos de que o desmatamento na floresta tropical amazônica subiu neste ano, após dois anos de queda. Segundo dados divulgados pelo próprio governo federal, esse aumento pode ser de cerca de 15% em relação ao período passado.

Agora é saber se os políticos pretendem também ignorar o fato de que, onde há florestas, há chance de descobertas que podem salvar vidas, ou se o caso descrito na reportagem será mais uma das descobertas da ciência ignoradas por nossos políticos.
Fonte: GreenBlog, 27/9/2011.

_________________
Seja íntegro: não faça as coisas pela metade. Não preserve apenas o meio ambiente, preserve todo ele!
Seja livre: use Linux Mageia! Veja mais em Mageia Brasil
avatar
D. K.
Moderador
Moderador

Mensagens : 571
Data de inscrição : 24/10/2010
Idade : 63
Localização : Espírito Santo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum