E se, de repente, lhe dissessem que o aquecimento global é apenas o início de uma nova glaciação?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

E se, de repente, lhe dissessem que o aquecimento global é apenas o início de uma nova glaciação?

Mensagem  D. K. em 17.09.11 17:45

A matéria abaixo foi publicada no Eco4u em agosto de 2009 e foi republicada em 16/9/2011 por ter sido uma das mais lidas no blog - então, deve ser (e é) muito interessante:

…Ou então que os seres humanos são reféns de um fenômeno, fruto de um movimento natural de inclinação do eixo da Terra que a cada nove ou 11 mil anos provoca mudanças climáticas e afeta a vida no planeta?

Não, isso não é mera especulação. Existe um debate sério na comunidade científica entre os que defendem que o aquecimento global é culpa do Homem com o aumento das emissões de CO2, e outros que defendem uma teoria, não tão divulgada, que é o Resfriamento Global, causado por condições naturais, incluindo a atividade solar.

Essa semana o físico e prêmio Nobel norueguês Ivar Giaever renunciou à American Physical Society (APS) por discordar de sua postura com relação às mudanças climáticas. No ano passado, outro cético das mudanças climáticas, o professor Hal Lewis, da Universidade da Califórnia, também deixou o grupo, alegando que o aquecimento global é uma “fraude” e um “engano pseudo-científico”.

O professor e geógrafo José Carlos Rodrigues Rocha da Universidade do Sagrado Coração não descarta o relatório final do Painel Intergovernamental de Mudança Climática (IPCC, na sigla em Inglês) que aponta a ação humana como principal causadora do aquecimento global. Mas também coloca a necessidade de se olhar para outra causa: os fatores naturais, contra os quais os seres humanos não têm defesa.

É justamente pela impossibilidade de agir diante dos fenômenos naturais que esses relatórios, segundo Rocha, acabam priorizando a responsabilidade humana. “Esses relatórios funcionam como pano de fundo para conseguir a colaboração das pessoas para diminuir o aumento do calor, já que não se pode barrar o processo de formação do planeta”, diz. Fora as causas humanas, é preciso levar em consideração a questão do movimento de rotação da Terra e a inclinação do eixo. “Se o eixo muda um segundo, temos mudanças na distribuição do calor na superfície do planeta”, explica o geógrafo. Para exemplificar, ele recorda o tsunami de 2004 que fez milhares de vítimas na Ásia. “Muitos cientistas colocaram que o problema foi causado por uma mudança no eixo da Terra”, relembra.

E, pasmem, porque a causa para uma nova Era Glacial pode ser justamente o aquecimento global… quer saber como?

Vamos supor que o aquecimento acabe com as geleiras da Groenlândia, inundando de água doce o Atlântico Norte: Sem o sal, a água marinha não pode afundar e voltar para o Caribe, fazendo a corrente do Golfo parar de funcionar. O norte europeu não tem mais verão e, a partir da Escandinávia, o gelo vai tomando a Europa ano após ano. Como o gelo é branco, reflete quase toda a luz do Sol, numa reação em cadeia que torna tudo cada vez mais frio.

E pior: o gelo prende a água, e esse tipo de vapor de água é um gás que chega a ser 3 vezes mais potente que o gás carbônico no efeito estufa, que tanto causa o aquecimento global como também torna a Terra habitável.

Resultado: temperaturas globais de 10 graus Celsius a menos. Camadas de neve com quilômetros de espessura tomam o hemisfério norte do pólo até Nova York, Canadá, norte da Europa e talvez também a Argentina. Boa parte desses países se torna inabitável.

Não é de hoje que se discute a mudança de eixo da terra, desde os Maias, Nostradamus, até nossos cientistas, a questão vêm sendo discutida. E vale lembrar que após o terremoto de 2004, de magnitude de 9.0 , o mais forte em 40 anos, e que matou mais de 156.000 pessoas, cientistas dos EUA disseram logo depois do terremoto que ele pode ter acelerado a rotação da Terra de maneira permanente, encurtando os dias em uma fração de segundo e causado uma inclinação do planeta em seu próprio eixo.

Richard Gross, do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa na Califórnia, teorizou que uma mudança da massa em direção do centro da Terra durante o terremoto acelerou o planeta em três milionésimos de segundo, que se inclinou cerca de 2,5 centímetros em seu eixo.

A questão da mudança magnética da terra é outro ponto preocupante:

Cientistas encontraram grandes buracos no campo magnético da Terra, sugerindo que os Pólos Norte e Sul estão se preparando para trocar de posição, numa guinada magnética.

Um período de caos poderia ser iminente, no qual as bússolas não mais apontariam para o Norte, animais migratórios tomariam o rumo errado e satélites seriam queimados pela radiação solar.

Os buracos estão sobre o sul do Atlântico e do Ártico. As mudanças foram divulgadas depois da análise de dados detalhados do satélite dinamarquês Orsted, cujos resultados foram comparados com dados coletados antes por outros satélites.

A velocidade da mudança surpreendeu os cientistas. Nils Olsen, do Centro para a Ciência Planetária da Dinamarca, um dos vários institutos que analisam os dados, afirmou que o núcleo da Terra parece estar passando por mudanças dramáticas.”Esta poderia ser a situação na qual o geodínamo da Terra opera antes de se reverter”, diz o pesquisador.

Não estamos aqui escrevendo como alarmistas, apenas expomos as questões que hoje estão sendo discutidas e que muitas delas não são de conhecimento da maioria das pessoas. Redução de CO2 é necessário porém não é o maior vilão do aquecimento global: É preciso estar atento aos vários fatores que estão gerando as atuais mudanças climáticas em nosso planeta.
No blog, para ilustrar a matéria, ao final tem links para vários vídeos - confira: Eco4u

_________________
Seja íntegro: não faça as coisas pela metade. Não preserve apenas o meio ambiente, preserve todo ele!
Seja livre: use Linux Mageia! Veja mais em Mageia Brasil
avatar
D. K.
Moderador
Moderador

Mensagens : 571
Data de inscrição : 24/10/2010
Idade : 63
Localização : Espírito Santo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum