Marina cobra mudança no Código Florestal]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Marina cobra mudança no Código Florestal]

Mensagem  D. K. em 10.09.11 9:36

Notícia fresquinha:

A ex-ministra do Meio Ambiente e candidata derrotada do PV à Presidência, Marina Silva (sem partido), alertou hoje sobre a situação delicada da presidente Dilma Rousseff em relação ao novo Código Florestal.

No lançamento do Comitê Rio em Defesa das Florestas, Marina cobrou responsabilidade da base do governo no Senado para que não referende as mudanças na legislação aprovadas pela Câmara em maio. Segundo a ex-ministra, a manutenção do texto do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) forçará a presidente a vetar o projeto.

"Se não mudarem esse texto, nós vamos ter que fazer uma campanha para que a presidente vete. Ela prometeu no segundo turno (da campanha eleitoral) que vetaria qualquer projeto que signifique aumento de desmatamento e anistia para desmatadores", argumentou Marina. "Se não vetar, vai ficar contra os 80% da população que, segundo pesquisa Datafolha, não quer esse texto. Se ela vetar, vai ficar contra 80% do Congresso Nacional, que votou esse texto. É uma situação difícil", atestou a ex-ministra.

Marina ainda fez analogia entre o movimento contra a corrupção, que promoveu protestos em diversas cidades do País durante o feriado da Independência, e a luta contra as mudanças no Código Florestal. "Se é desvio de dinheiro público, a população entende e se mobiliza. Mas quando se trata de desvios no patrimônio público natural, é mais difícil para as pessoas entenderem", afirmou a ex-ministra. "Esse evento tem um caráter pedagógico. Vamos somar para dar um basta àquilo que é desvio de dinheiro e patrimônio públicos. Tanto financeiros quanto dos recursos naturais".

Sucessor de Marina no Ministério do Meio Ambiente e atual secretário de Estado de Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc citou três pontos do novo código florestal que os ambientalistas consideram mais preocupantes: anistia irrestrita para os desmatadores, descentralização para que os Estados possam criar seus próprios códigos florestais e autorização para que os topos dos morros e encostas sejam ocupados para atividades econômicas, como pecuária.

"Estive no Senado para um debate com ex-ministros e uns 30 senadores. O clima lá é muito melhor do que na Câmara. Isso não significa que vai sair de lá um texto maravilhoso. A nossa ideia é reduzir o dano", explicou Minc. "Além disso, a presidenta Dilma manteve o compromisso conosco de vetar aqueles pontos que representassem anistia total para o desmatador ilegal e os pontos que estabeleçam a redução das reservas legais ou áreas de proteção permanente", disse o ex-ministro.
Fonte: Info, 10/9/2011.

_________________
Seja íntegro: não faça as coisas pela metade. Não preserve apenas o meio ambiente, preserve todo ele!
Seja livre: use Linux Mageia! Veja mais em Mageia Brasil
avatar
D. K.
Moderador
Moderador

Mensagens : 571
Data de inscrição : 24/10/2010
Idade : 63
Localização : Espírito Santo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Marina cobra mudança no Código Florestal]

Mensagem  otto em 10.09.11 15:45

Smile
Eu tenho esta também, mas talvez você já tenha lido.

Citação:

"Rio lança comitê contra novo Código Florestal
Ambientalistas e entidades da sociedade civil lançaram nesta sexta-feira (9), no Rio de Janeiro, um comitê contra o novo Código Florestal, já aprovado pela Câmara dos Deputados. Para os organizadores do movimento, o projeto incentiva o desmatamento e anistia os crimes ambientais. O texto está tramitando no Senado.
O movimento no Rio é ligado ao Comitê Nacional em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, que reúne 112 organizações da sociedade civil em torno da campanha Floresta Faz a Diferença. O objetivo é mobilizar a população para pressionar o Senado a fazer mudanças no texto.
“Estamos mobilizando a sociedade, porque temos a Rio+20 [Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável]. A sociedade quer reforçar que deseja mais proteção ambiental”, disse o secretário estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc".


(Fonte: Agência Brasil)
lol!

_________________
Visitem os meus projetos opensource:
aptosid Brasil sobre o debian sid gnu linux em http://www.aptosid.com.br
siduction Brasil em http://portal.siduction.com.br/
Mageia Linux em http://mageiadobrasil.com.br/forum/index.php
avatar
otto
Administrador do forum
Administrador do forum

Mensagens : 425
Data de inscrição : 13/10/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum