Dois homens no fundo do mundo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dois homens no fundo do mundo

Mensagem  D. K. em 07.02.11 17:50

Muito legal!
You Tube
Vídeo rememora uma das maiores aventuras da humanidade: o dia em que dois homens desceram até a fossa mais profunda do oceano e escreveram, há 51 anos, seus nomes na história.

Em janeiro de 1960, o engenheiro e explorador suíço Jacques Piccard e o oceanógrafo norte-americano Don Walsh fincaram seus nomes na história da Terra. Fincaram profundamente, a propósito. Até hoje são os únicos seres humanos a chegar no ponto mais remoto do oceano, em uma viagem de praticamente 11 mil metros (o Evereste, o ponto mais alto da superfície terrestre, não chega aos 9 mil). O local: a fossa das Marianas, no oceano Pacífico.

Até hoje, 12 homens pisaram na Lua. Mas apenas dois 'tocaram' a fossa das Marianas. Toda a aventura aconteceu em um batiscafo, uma espécie de pequeno submarino em que cabia, apenas, a dupla.

A aventura é historicamente reconhecida e documentada. Mas, nem de longe, foi um evento midiático à altura da ida do homem à Lua, em 1969 (até porque a televisão ao vivo se popularizou nos países desenvolvidos na década de 1960).

Por isso, é revigorante ver, atualmente, esse achado publicado pela revista Wired, que jogou luz sobre a aventura e conta, por meio de uma animação, a ousada empreitada liderada por Piccard.

O curta-metragem de seis minutos aproveita uma entrevista que Piccard concedeu em 2005, três anos antes de sua morte, ao repórter nova-iorquino Victor Ozols. Por aqueles acasos bem difíceis de compreender, o conteúdo da entrevista nunca havia sido publicado, até que, em 2008, Ozols resolveu transcrevê-la em seu blogue.

_________________
Seja íntegro: não faça as coisas pela metade. Não preserve apenas o meio ambiente, preserve todo ele!
Seja livre: use Linux Mageia! Veja mais em Mageia Brasil
avatar
D. K.
Moderador
Moderador

Mensagens : 571
Data de inscrição : 24/10/2010
Idade : 63
Localização : Espírito Santo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum